RESILIÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Kwanza-Norte recebe primeiro apoio  

O projecto de Resiliência da Agricultura Familiar (SREP) recebeu cinco viaturas do Ministério da Agricultura e Pescas, para apoiar a sua implementação no Cuanza-Norte.

 

Kwanza-Norte recebe primeiro apoio  

As viaturas são destinadas, na primeira fase, aos municípios de Ambaca, Cazengo, Cambambe, Lucala e Samba Caju e poderão apoiar as unidades de implementação do projecto e as estações de desenvolvimento agrário (EDA), de modo a contribuir para o aumento da produção e melhoria da segurança alimentar dos agricultores familiares.

A iniciativa deve durar seis anos e espera assistir 7.267 famílias, em cada um dos cinco municípios contemplados, num total de 36.335.

O projecto tem disponíveis 150 milhões de dólares, co-financiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e o Governo angolano.  E está a ser implementado em 35 municípios de sete províncias, nomeadamente, Bengo, Cuanza-Norte, Uíge, Zaire, Benguela, Cunene e Namibe. No total, deve beneficiar 218 mil famílias.

O projecto prevê a aquisição de inputs e sementes agrícolas, formação de formadores das escolas de campo, fornecimento de meios de transporte, construção e reabilitação de infra-estruturas, como escritórios, residências, armazéns, pontecos e vias de acesso.